segunda-feira, 23 de abril de 2012

África Nossa

ENCERRADO

Leilão em curso até às 22h de segunda-feira, 30 de Abril

Ah, Déjà Leitorada de mi corazón, que esta vossa bibliotecária já para aqui andava a padecer de saudades vossas. Venham de lá esses ossos e toca a voltar aos leilões, que o que é preciso é trabalho e boa disposição.


Para esta semi-rentrée escolhi quatro títulos de uma colecção muito curiosa publicada pela BI – Biblioteca de Editores Independentes. Trata-se de um conjunto de livros dedicados a “escritores de diversos países africanos com obra notável e injustamente esquecida, redigida no período colonial, na língua do colonizador, em países com fronteiras e história ditadas pelo colonizador”.


Luís Bernardo Honwana, nascido em Lourenço Marques, apresenta-nos com Nós Matámos o Cão-Tinhoso, um livro de sete contos considerado uma obra fundacional da literatura moçambicana moderna.


José Luandino Vieira nasceu em Portugal, em 1935. Mudou-se para Angola muito pequeno. Tornou-se cidadão angolano tendo contribuído para a criação da República Popular de Angola.

Foi preso pela polícia política em 1959, acusado de ter ligações com o movimento independentista, mas foi libertado pouco depois. Em 1961 foi preso uma segunda vez e condenado a 14 anos de prisão, muitos dos quais foram cumpridos no campo de concentração de Tarrafal, em Cabo Verde.


Ruy Duarte de Carvalho nasceu em 1941, em Portugal e naturalizou-se angolano em 1975. Regente agrícola de formação, trabalhou na cultura do café no norte e centro de Angola e na criação de ovelhas caraculo no sul. Realizou filmes para a televisão e para o instituto de cinema angolanos. Em 1982 obteve com um filme, Nelisita, o diploma da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris e doutorou-se também aí, em 1986, em antropologia social e etnologia. A partir de 1987 ensinou antropologia social nas universidades de Luanda em Angola, de São Paulo no Brasil e de Coimbra em Portugal.


O romance Chiquinho, publicado pelo já falecido escritor cabo-verdiano Baltasar Lopes da Silva, constitui "a obra fundadora da literatura" de Cabo Verde, segundo o tradutor italiano Vincenzo Barca.


Valor de licitação base para cada título - 5 euritos
(livros novos)


                 




                      



Para licitar, abra a caixa de licitações do post e escreva:
item pretendido
valor de licitação
e.mail para contacto no final do leilão
Por exemplo:
Dou 6 euritos pelo Código da Vinci e o meu e.mail é maneljoaquim@gmail.com


Descrevendo Cabo Verde dos anos 30, o seu interesse resulta não somente do facto de estar apoiado numa realidade que até esta altura tinha sido deixada de lado pelos escritores do arquipélago, mas sobretudo da demanda da personalidade cultural do povo de Cabo Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário