terça-feira, 22 de abril de 2014

Em Foco: O Rastro do Jaguar, de Murilo Carvalho


LEILÃO EM CURSO ATÉ ÀS 22H DE SEGUNDA FEIRA, 5 DE MAIO.

Hoje trago um Prémio Leya, meus amigos, UM PRÉMIO LEYA. Depois não digam que eu não sou boazinha.

Com me sinto particularmente generosa, agracio-vos ainda com a sinopse, que é para terem uma ideia do que este rapaz é capaz de escrever.



Baseado em factos verídicos e personagens reais, O Rastro do Jaguar é um fresco dos intensos choques culturais e sociais que marcaram o século XIX e a relação dos europeus com as suas antigas colónias agora independentes.

Estamos no virar do século XIX em Congonhas do Campo. Pereira, um antigo jornalista de origem portuguesa, revisita as suas memórias, que percorrem todo o conturbado período da segunda metade do século. Através do relato da sua viagem, Pereira leva-nos a conhecer o Brasil em guerra com o vizinho Paraguai, no período mais decisivo da sua história. Uma guerra sangrenta pelo espaço vital das populações índias que, humilhadas, tentam recuperar a sua Terra Mítica.
É também a luta de Pierre, companheiro de viagem de Pereira, no sentido de se definir a si próprio: índio, como o seu povo, ou europeu, tal como foi criado? Levado em criança do Brasil para França, descobre, já adulto, nas feições de dois índios presos, a chave para as suas raízes nunca explicadas.

Da França à Argentina, do Brasil ao Paraguai, do sertão nordestino aos planaltos do Sul do Brasil, Pereira relata-nos de uma forma empolgante e quase cinematográfica as grandes transformações que definiram a América do Sul. Pelo caminho, encontra o amor perfeito, e Pierre, a pátria a que, junto dos seus, pode chamar sua.

VALOR DE LICITAÇÃO BASE - 6 euritos
(nota: não é a edição de bolso, é a original)







Para licitar, abra a caixa dos comentários do post e escreva:
- valor de licitação
- e.mail para contacto no final do leilão
Por exemplo:
Dou 7 euritos e o meu e.mail é maneljoaquim@gmail.com

3 comentários: