domingo, 16 de outubro de 2011

Dia do Livro Autografado - Marquesa de Alorna, de Maria João Lopo de Carvalho

ENCERRADO

Leilão em curso até às 22 horas de segunda-feira, 24 de Outubro.

Andava para aqui eu numa amena preguiça domingueira, a pensar numa proposta bombástica para começar a semana dos Déjà Leitores, quando dou com o Senhor Professor Marcelo Rebelo de Sousa a apresentar o novo livro de Maria João Lopo de Carvalho – Marquesa de Alorna.

E, dado que tenho comigo um exemplar dedicado à APPT21, devidamente autografado pela autora, pensei para com os meus botões que era oportunidade para não ser despediçada. 


O romance histórico Marquesa de Alorna trata-se de um trabalho de fôlego - quase 700 páginas - dedicado à mulher que inspirou a autora durante quase toda a sua vida. No início do Séc. XX, a família Lopo de Carvalho adquiriu a Quinta da Alorna, em Almeirim, onde viveu Leonor de Almeida, a Marquesa de Alorna.

Maria João Lopo de Carvalho cresceu a ouvir relatos da extraordinária vida desta mulher, viveu nos mesmos lugares por onde passou aquela que foi uma referência histórica nas artes e na cultura portuguesas, e encontrou neles a grande inspiração para escrever o seu primeiro romance histórico. 

Marquesa de Alorna é uma história de amor à Liberdade e de amor a Portugal. A história de uma mulher apaixonada, rebelde, determinada e sonhadora que nunca desistiu de tentar ganhar asas em céus improváveis, como a estrela que, em pequena, via cruzar a noite. Leonor de Almeida, Alcipe, condessa d’Oeynhausen, marquesa de Alorna – nomes de uma mulher única e plural, inconfundível entre as elites europeias. Com a sua personalidade forte e enorme devoção à cultura, desconcertou e deslumbrou o Portugal do séc. XVIII e XIX, onde ser mãe de oito filhos, católica, poetisa, política, instruída, viajada, inteligente e sedutora era uma absoluta raridade. Viu Lisboa e a infância desmoronarem-se no terramoto de 1755, passou dezoito anos atrás das grades de um convento por ordem do marquês de Pombal e repartiu a vida, a curiosidade e os afectos por Lisboa, Porto, Paris, Viena, Avinhão, Marselha, Madrid e Londres. Viveu uma vida intensa e dramática, sem nunca se deixar vencer. Privou com reis e imperadores, filósofos e poetas, influenciou políticas, conheceu paixões ardentes, experimentou a opulência e a pobreza, a veneração e o exílio.

Valor de licitação base (Livro Novo e Autografado) - 24 euritos






Para licitar, abra a caixa dos comentários do post e escreva:
- valor de licitação
- e.mail para contacto no final do leilão
Por exemplo:
Dou 30 euritos e o meu e.mail é maneljoaquim@gmail.com

3 comentários: