E um 2013 com Livralhada de Arromba.
São os sinceros desejos deste estaminé
Ao longo da História, muitas pessoas conseguiram mudar o rumo da política, da filosofia, da ciência ou da religião com as suas ideias. No entanto, houve um homem, que foi capaz não só de abalar os alicerces do pensamento como de alterar para sempre a trajectória da humanidade. Esse homem foi Jesus Cristo e os seus ensinamentos geram frutos há mais de dois mil anos. A sua incomparável inteligência e personalidade tornaram-no o ponto de partida perfeito para uma investigação sobre o funcionamento da mente e a sua surpreendente capacidade de superação.
Marco Polo fala a Kublai Kan das cidades do Ocidente, maravilhando o imperador mongol com as suas descrições.
Decorrem os anos imediatamente anteriores à Segunda Guerra Mundial em Alexandria, cidade cosmopolita na qual convivem gentes de diferentes nacionalidades, raças e religiões. Darley, um professor de irlandês, vive um romance com Justine, a mulher do seu amigo Nessim, um homem de negócios.
Nos anos oitenta, Cláudio Magris realizou uma viagem seguindo o rio Danúbio. Ao longo de um percurso que atravessa a Alemanha, a Áustria, a Hungria, as antigas Checoslováquia e Juguslávia, a Roménia e a Bulgária, o autor alterna o relato de episódios significativos com descrições da paisagem física e cultural, até formar uma malha de ideias que aproximam esses países num espaço comum.
Bird, um professor inglês cronicamente frustrado que sonha com viajar a África, recebe uma notícia que vai alterar bruscamente o resto da sua vida: é pai de um bebé com uam hérnia cerebral.