segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Em Foco: Império à Deriva, de Patrick Wilcken

ENCERRADO

Leilão em curso até às 22h de segunda-feira, 7 de Novembro

Em 1807, no auge das guerras napoleónicas, o príncipe regente português D. João tomou auma decisão extraordinária. Apesar de horrorizado com a ideia de uma viagem marítima, optou por transferir toda a Corte e o Governo para a maior colónia de Portugal, o Brasil.

Com as tropas francesas a apertar o cerco a Lisboa, um total de 10.000 aristocratas, ministros, sacerdotes, e criados, sobe a bordo das frágeis embarcações da frota portuguesa.

Após uma difícil viagem transatlântica sob escolta britânica, desembarcaram imundos, cheios de piolhos e esfarrapados, para grande surpresa dos súbditos do Novo Mundo.

A transferência da Corte e do governo português para o Brasil deu incício a um período único de governo imperial a partir dos trópicos, que durou treze anos.
O Rio de Janeiro não tardou a ser beneficiado com uma nova Ópera, um luxuriante Jardim Botâncio e um Paço Real - uma Versailles Tropical - tendo como esplêndico pano de fundo montanhas revestidas de vegetação luxuriante. Mas esta fachada metropolitana só parcialmente obscurecia a actividade brutal daquele que era o maior porto de escravos das Américas.

Valor de licitação base - 8 euritos


(custa 19,09 na wook, antes de portes, e este está em franco bom estado. Façam favor de não ser forretas).






Para licitar, abra a caixa dos comentários do post e escreva:
- valor de licitação
- e.mail para contacto no final do leilão
Por exemplo:
Dou 10 euritos e o meu e.mail é maneljoaquim@gmail.com

1 comentário: