terça-feira, 19 de abril de 2011

Em Foco - 2666 de Roberto Bolaño

ENCERRADO

O livro foi arrematado por 20 euritos.


Leilão em curso até às 22h de terça-feira, 26 de Abril.

A publicação de 2666 foi considerado um verdadeiro tsunami literário. Quer pela obra em si, que é grandiosa, quer por toda a história que precedeu a publicação.

É facto conhecido que 2666 foi  publicado em 2004, após a morte de Bolaño. Uma primeira versão do livro terá sido enviada ao seu editor antes de sua morte e foram encontrados inúmeros rascunhos que permitiram reconstituir a história.

2666 foi a maior ocupação dos últimos cinco anos de vida de Roberto Bolaño e, antes de morrer, o autor deixou expressa a sua vontade de transformar a obra em cinco romances (correspondentes às cinco partes em que está dividida) de forma a torná-la mais rentável e assim servir de sustento aos seus herdeiros.
No entanto, quer a família, quer os editores, consideraram que mutilar a obra seria um crime.

Disse a Crítica

“(o leitor fica) hipnotizado desde as primeiras páginas pela riqueza estilística da prosa de Bolaño, pela invenção e energia pura da sua linguagem. (...) são mais de mil páginas geniais e magnéticas.” (José Mário Silva, Expresso)

“Depois de ter lido Bolaño a nossa vida muda um pouco. Não se pode esquecer aquilo que ele deixou escrito, e que é uma tempestade, uma torrente, um delírio, como deve ser a literatura.” (Francisco José Viegas, Público)

“Com esta obra-prima o génio de Roberto Bolaño abriu à literatura novos horizontes. Como fizeram Borges, Faulkner, Joyce, e poucos mais.” (Público)

“2666 está destinado a ser, não só o grande romance em língua castelhana da primeira década no novo século, mas também uma das peças fundamentais de toda a literatura.” (La Vanguardia).

Valor de licitação base - 14,50 euritos
(que o livro está novo, a obra é de peso e inclui portes)







Para licitar, abra a caixa dos comentários do post e escreva:
- valor de licitação
- e.mail para contacto no final do leilão
Por exemplo:
Dou 6 euritos e o meu e.mail é maneljoaquim@gmail.com


7 comentários: