terça-feira, 22 de novembro de 2011

Bons títulos, de bons autores.

ENCERRADO

Leilão em curso até às 22h de terça-feira, 29 de Novembro.



Anos atrás, o narrador (o autor) deparou-se com um anúncio publicado no Paris-Soir de 31 de Dezembro de 1941: “Procura-se uma rapariga de 15 anos, Dora Bruder..." Quem era Dora Bruder? Desde esse dia, o destino da jovem judia enredada nas malhas da ocupação alemã nunca mais o largou, obcecado como estava em reconstruir a sua história até aos momentos finais no campo de Auschwitz.
Este livro representa uma das obras mais notáveis da moderna literatura francesa e confirmou Modiano como um dos grandes escritores contemporâneos.


O Meu Chapéu Cinzento transporta-nos, numa extraordinária viagem, da Alexandria de Cavafy e Durrell à Lisboa de Fernando Pessoa, à Atenas de Melina Mercouri, à Goa de Tabucchi, aos Açores de Antero e dos pescadores de baleias.
Recusando embora a classificação de escritor de viagens, Rolin demonstra aqui, porém, a velha e frutuosa ligação que a viagem e a literatura estabeleceram desde que Homero fez Ulisses voltar a Ítaca.







Quando, em plena ditadura militar, o exército argentino promove uma grandiosa festa para celebrar o novo status quo, as figuras inesquecíveis de um boxeur e de um cantor de tangos emergem como símbolos universais de um combate tremendo pela sobrevivência e pela dignidade.
Diferente da maior parte dos autores latino-americanos, Soriano escreve como uma testemunha de um período negro da história do seu país, sem no entanto jamais cair no habitual “folclore” da literatura comprometida e panfletária. Daí que Quartéis de Inverno nos transmita de um modo excepcional a crueldade que a violência.




“Esta ideia das paisagens originais surgiu-me de imprevisto: escrevi num romance uma frase onde referia que, ao longo da vida, nunca deixamos as paisagens da infância – qualquer coisa semelhante a isto. (...) Essa é uma verdade que se pode aplicar à literatura: os lugares dos anos de aprendizagem devem emitir, ao longo de toda a obra de um escritor ( e para além da sua imagem explícita), qualquer coisa de comparável àquilo que em astrofísica se chama, creio eu, uma irradiação fóssil: uma espécie de assinatura do original.”
É neste contexto que Olivier Rolin esboça traços das infâncias de cinco grandes nomes da literatura mundial: Hemingway, Nabokov, Borges, Michaux, Kawabata.



Valor de licitação base para cada livro - 4 euritos




Para licitar, abra a caixa dos comentários do post e escreva:
- item pretendido
- valor de licitação
- e.mail para contacto no final do leilão
Por exemplo:
Dou 8 euritos pelo Código da Vinci e o meu e.mail é maneljoaquim@gmail.com

1 comentário:

  1. Olá D. Idónea. Bom dia, está boa?

    Ora então eu licito o Quartéis de Inverno pela módica quantia de 4.5€

    Cumprimentos


    naopercebiapergunta@gmail.com

    ResponderEliminar