quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Em Foco: Até Não Perceber, de Fernanda Câncio

ENCERRADO


Leilão em curso até às 22h de quarta-feira, 23 de Novembro.

“Reportagens como as que são reunidas aqui não encaixam decerto na formulação do jornalismo objectivo, imparcial, desapaixonado. São histórias contadas de um ponto de vista - o meu.


Escolhi contá-las, investigá-las, vivê-las e filtrá-las. Imprimir-lhes a minha ficção. Contá-las assim, desta forma, e não das trezentas mil e quinhentas outras que existiriam. 
[...] Não são, necessariamente, "a verdade" sobre as situações que descrevem. O que é que se passou de facto na noite em que Licínio Saraiva morreu depois de um assalto a uma loja de electrodomésticos no Carregado? A sua morte foi um crime ou um acidente? O que é que aconteceu a Beanito, o menino guineense surdo-mudo de dez anos que desapareceu do hospital Egas Moniz e que no mesmo dia foi colhido mortalmente por um comboio a muitos quilómetros de distância?  

Está bem contada, é justa e fiel, a história de Evaristo, o boxeur cabo-verdiano que veio para Portugal para ser campeão e esgotado o seu mito, depois de não conseguir dinheiro para mais uma dose de heroína, se lançou para baixo de um comboio suburbano? Consegui aproximar-me do retrato da geração dos anos noventa ou pelo menos questionar a ideia de espírito geracional? Soube interrogar o sentimento da solidão?  

Será que vi o que havia para ver, o que devia ver, em Bagdad e Israel? Consegui olhar para o Museu do Holocausto? Senti o que havia para sentir? Fiz as perguntas certas? Escolhi o melhor caminho?"

Disse a Crítica:

“... sublinhar a indiscutível qualidade do trabalho de Fernanda Câncio. (...) O que distingue a escrita da autora é o nervo de uma escrita que ainda não desistiu”. (Eduardo Pitta, Público)

Valor de licitação base - 7,50 euritos

(livro em bom estado, que custa para lá de 17 euritos por aí)





Para licitar, abra a caixa dos comentários do post e escreva:
- valor de licitação
- e.mail para contacto no final do leilão
Por exemplo:
Dou 8 euritos e o meu e.mail é maneljoaquim@gmail.com

3 comentários: