segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bons Autores, Boas Histórias

ENCERRADO


Leilão em curso até às 22h de segunda-feira, 20 de Fevereiro


Valor de licitação base para cada livro - 4 euritos



Anos antes, o narrador (o autor) deparou-se com um anúncio publicado no Paris-Soir de 31 de Dezembro de 1941: “Procura-se uma rapariga de 15 anos, Dora Bruder..." Quem era Dora Bruder? Desde esse dia, o destino da jovem judia enredada nas malhas da ocupação alemã nunca mais o largou, obcecado como estava em reconstruir a sua história até aos momentos finais no campo de Auschwitz.
Este livro representa uma das obras mais notáveis da moderna literatura francesa e confirmou Modiano como um dos grandes escritores contemporâneos.



O Meu Chapéu Cinzento transporta-nos, numa extraordinária viagem, da Alexandria de Cavafy e Durrell à Lisboa de Fernando Pessoa, à Atenas de Melina Mercouri, à Goa de Tabucchi, aos Açores de Antero e dos pescadores de baleias.
Recusando embora a classificação de escritor de viagens, Rolin demonstra aqui, porém, a velha e frutuosa ligação que a viagem e a literatura estabeleceram desde que Homero fez Ulisses voltar a Ítaca.









Quando, em plena ditadura militar, o exército argentino promove uma grandiosa festa para celebrar o novo status quo, as figuras inesquecíveis de um boxeur e de um cantor de tangos emergem como símbolos universais de um combate tremendo pela sobrevivência e pela dignidade.
Diferente da maior parte dos autores latino-americanos, Soriano escreve como uma testemunha de um período negro da história do seu país, sem no entanto jamais cair no habitual “folclore” da literatura comprometida e panfletária. Daí que Quartéis de Inverno nos transmita de um modo excepcional a crueldade que a violência.






“Esta ideia das paisagens originais surgiu-me de imprevisto: escrevi num romance uma frase onde referia que, ao longo da vida, nunca deixamos as paisagens da infância – qualquer coisa semelhante a isto. (...) Essa é uma verdade que se pode aplicar à literatura: os lugares dos anos de aprendizagem devem emitir, ao longo de toda a obra de um escritor ( e para além da sua imagem explícita), qualquer coisa de comparável àquilo que em astrofísica se chama, creio eu, uma irradiação fóssil: uma espécie de assinatura do original.”
É neste contexto que Olivier Rolin esboça traços das infâncias de cinco grandes nomes da literatura mundial: Hemingway, Nabokov, Borges, Michaux, Kawabata.







Para licitar, abra a caixa dos comentários do post e escreva:
- item pretendido
- valor de licitação
- e.mail para contacto no final do leilão
Por exemplo:
Dou 8 euritos pelo Código da Vinci e o meu e.mail é maneljoaquim@gmail.com



4 comentários:

  1. O meu chapéu cinzento - 4,00€
    helena.gaspar@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa mas vou ter que cancelar a minha oferta porque...eu tenho este livro (ups).
    helena.gaspar@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Quarteis de inverno - 4 euros
    patriciasafaustino@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Dora Bruder, 4 euritos carmo.fr@hotmail.com

    ResponderEliminar